Muita gente procura um oftalmologista achando que está desenvolvendo miopia, mas o que parece um simples problema pode ser, na verdade, um sinal de atenção para algo mais sério: o diabetes. A oftalmologista Dra. Letícia Rubman explica que alterações na visão podem aparecer até antes do diagnóstico confirmado da doença. Por isso, é essencial prestar atenção aos sinais e investigar a fundo.
A visão turva. a primeira coisa que se deve fazer, principalmente se tem diabetes é: procurar um oftalmologista.
Alteração visual pode vir antes do diagnóstico de diabetes
Nem sempre a pessoa descobre o diabetes em uma consulta com o clínico. Em muitos casos, a primeira pista aparece nos olhos. A glicose alta no sangue impacta diretamente estruturas do globo ocular, o que pode gerar confusão com outros problemas de visão.
“Por que que isso acontece, né? Porque quando a glicose tá alterada, a nossa visão também muda. A gente sabe que um dos sintomas do diabetes, mesmo antes do paciente ter um diagnóstico já esclarecido, é uma alteração visual.”
Glicose alta altera a estrutura ocular para quem tem diabetes
Essas mudanças na visão têm uma explicação técnica, mas que a Dra. Letícia traduz de forma simples. Quando os níveis de glicemia passam de 200, ocorre uma alteração que afeta uma parte muito específica dos olhos.
“E isso acompanha normalmente com medições de glicemia acima de 200. Você tem como se fosse uma alteração que compõe o globo ocular.”
Essa modificação pode enganar tanto o paciente quanto o profissional, já que ela simula o que seria um problema de grau, como a miopia.
“E quando a gente tem a modificação dessa estrutura, a gente tem uma alteração, um falso grau do paciente, né? Que faz com que tenha uma visão embaçada.”
Fique atento e procure um especialista
Por isso, se a visão ficar turva de forma repentina, especialmente se vier acompanhada de outros sintomas como sede excessiva ou muita vontade de urinar, vale a pena investigar. O ideal é fazer exames e contar com o olhar atento de um oftalmologista que tenha experiência com a condição.
Mais do que corrigir o grau dos óculos, o mais importante é entender o que está por trás da alteração visual. Quando descoberta a tempo, o diabetes pode ser controlado e os efeitos nos olhos, minimizados.
LEIA MAIS
- Cariacica (ES) começa a distribuir sensores de glicose para crianças com diabetes tipo 1
- Atriz Lucy Ramos revela diagnóstico de diabetes gestacional: ‘Tem solução, mas precisa de controle’
- Motorista com diabetes sofre crise de hipoglicemia, bate em poste e é resgatado em Recife (PE)